Em Audiência Pública realizada na quarta-feira (10/05), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou à comunidade o Relatório Anual de Gestão (RAG), exercício de 2022. O ato foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores.
A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro e a enfermeira Gabriela Magalhães, conduziram os trabalhos que contou com a prestação de contas das atividades, dos serviços e recursos administrados pela pasta, além de apresentar os resultados alcançados em 2022.
Ao longo do ano passado, as ações promovidas pela secretaria seguiram com o enfrentamento e combate da Covid-19, promoção de vacinação, ampliação de serviços e atendimento aos pacientes pós-Covid, entre outras medidas de enfrentamento. Na área de Saúde os avanços e conquistas são visíveis, a cobertura de atendimento à população através das ESF’s foi ampliada para mais de 95 % com a inauguração de três unidades e duas readequações.
A ampliação também ocorreu no atendimento de Média e Alta Complexidade (MAC), no que se refere à exames mais complexos e consultas à especialistas. Em 2022 foram realizadas compras extras de exames de tomografias e ressonâncias, bem como a ampliação nos atendimentos médicos de especialistas nas mais diversas áreas.
A Secretaria também destacou-se nas ações de promoção da saúde, com eventos e atividades coletivas com equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicóloga e assistente social nas ESF’s, levando aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações e conhecimento.
Na prevenção, as equipes de vacinação trabalharam na conscientização sobre a importância da vacina e na busca ativa dos cidadãos, o que rendeu ao município “Selo Município Amigo da Vacina” de reconhecimento por metas atingidas na campanha de vacinação da Poliomielite. Assim como conquistou o segundo lugar no “Prêmio Te Vacina RS” de cobertura vacinal contra Covid, na categoria cidades de médio porte, o que ainda resultou em redução de quadros gripais e síndromes respiratórias, uma vez que a maior parte da população está devidamente protegida.
Inúmeras outras ações foram desenvolvidas por todos os setores e departamentos ligados à Secretaria como nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), no Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER), na Central de Vacinas, Vigilância em Saúde, nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Farmácias Básicas e Farmácia Especializada, Centro de Atendimento em Saúde (CASA), Média e Alta Complexidade (MAC) e também nos atendimentos no Pronto Atendimento Médico (PAM). Além disso, o planejamento para o ano de 2023 também foi estrategicamente elaborado e algumas ações já estão sendo colocadas em prática, como a inauguração da Farmácia Básica da Zona Sul e as reformas de ESF’s, o que fará parte do relatório Anual de Gestão do próximo ano.
O Relatório Anual de Gestão (RAG) tem como objetivo a apresentação anual dos resultados obtidos com a execução da Programação Anual de Saúde, assim como a análise da execução orçamentária, apurados com base no conjunto de ações, metas e indicadores, e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários ao Plano Municipal de Saúde e às programações seguintes.
Estiveram presentes durante a apresentação o Consultor Jurídico da Prefeitura, Marcos Rogério Santos, o presidente do Conselho de Saúde Dioger Paz, e o vereadores João Paulo Brum, André Dubal, José Luiz Machado, Marcelo Robalo, Paulo César Ribas (Cardeal) e a vereadora Lins Robalo, além da comunidade e servidores da SMS.
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de São Borja
055 3431-4380 – ramal 278