Reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores é realizada no plenário da Casa Legislativa

Na manhã de quarta-feira (24), a Câmara de Vereadores realizou no plenário da Casa Legislativa, reunião da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Juventude, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Rural, Infraestrutura, Segurança Pública e Trânsito. Durante o encontro, a Comissão de Educação da Câmara Municipal, abordou sobre o Art 53, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata sobre a participação e cidadania de alunos
no espaço escolar.
A comissão é composta pela vereadora Lins Robalo (PT), presidente, vereador Lindolfo Matheus Hardt (PP), vice-presidente, e vereador Marcelo Robalo (PSB), relator. Na ocasião, o presidente em exercício e secretário da Mesa Diretora, vereador Marcelo Robalo, realizou a abertura da reunião da comissão, e logo após, a presidente, vereadora Lins Robalo, passou a presidir a comissão realizando a sua apresentação abordando o tema “Mediação de conflitos em contexto escolar”, “Convivência escolar e resolução criativa de conflitos”, e “Estratégias”.
Na oportunidade, o vereador e vice-presidente da comissão, Lindolfo Matheus Hardt, fez o uso da palavra para levantar a importância do processo de ensino da educação dentro das escolas, “enquanto comissão, nós queremos trazer aqui o incentivo para as escolas, nós precisamos estimular a participação dos alunos, seja através do grêmio estudantil, das associações, para que possamos achar soluções para cada uma dessas problemáticas enfrentadas hoje, pelos alunos” declarou. Após, o presidente em exercício e relator, Marcelo Robalo, fez o uso da palavra para declarar que é necessário ter orientador educacional em todas as escolas, “para um melhor aprendizado das crianças, vejo que toda escola deve ter no quadro de profissionais, um orientador educacional, para fortalecer o melhor desenvolvimento dos alunos”.
Na sequência, o supervisor da escola Aparício Mariense, Luiz Carlos, parabenizou a comissão pela iniciativa, e citou que “a educação é feita dessa forma, a partir de iniciativas com os alunos, mostrando o novo e desconhecido para que possam adquirir habilidades diante os problemas. Com isso, podemos entender a importância do orientador educacional”, alegou o supervisor. Em seguida, a educadora educacional, Eva Morais, abordou a questão da humanização nas escolas, “as equipes multidisciplinares hoje se encontra restrito nas escolas, e nós que trabalhamos lá dentro sabemos da importância da desses profissionais para os alunos e a humanização dessa qualidade nos educandários”. Por fim, a professora Dulce, representando o Conselho de educação, citou a questão das estratégias dentro das escolas, “trabalhamos com estratégias para que possamos fazer um ambiente mais humanizado para os alunos, mas, precisamos ressaltar que problemas como a falta desses profissionais orientadores educacionais, precisam ser resolvidos, para o melhor desempenho dos alunos” finalizou.
Estiveram presentes profissionais da EMEF Ivaí, EMEF Ordalia Machado, EMEF São Judas Tadeu, Escola Municipal Cívico-Militar Duque de Caxias, EMEF Osvaldina, EMEF
Aparicio Mariense, Apae, Escola Municipal de ensino fundamental Onze de Julho. EMEI Vicentina, EMEI Quero Quero, Conselho Municipal de Educação, Escola Estadual de Ensino Fundamental Tusnelda Lima Barbosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Sorrilha da Costa, Secretaria Municipal de Educação, Colégio Sagrado Coração de Jesus, e EMEF Candida Vargas.
Redação: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Smiley face

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de São Borja
Telefone: (55) 3431-0171
WhatsApp: (55) 3431-0171
Endereço: R. Olinto Arami Silva, 1043 (2º Andar)