Roberto Castanho defende memorial e se torna primeiro Professor Titular da Unipampa – São Borja

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberto Barboza Castanho, tornou-se nesta terça-feira, 23 de maio, o primeiro docente a conseguir a promoção para a classe de Professor Titular do Campus São Borja. A classe E, conhecida como Professor Titular, é o topo da carreira para os professores da Unipampa.
O professor do curso de Serviço Social apresentou o Memorial Acadêmico Descritivo intitulado: “À luz da docência vivenciada em instituições de ensino público Federal: o cotidiano acadêmico de ensino, pesquisa e extensão do Cerrado Mineiro ao Pampa Gaúcho”. O trabalho apresenta as produções e relatos dos 17 anos de Roberto Castanho como professor e 26 anos de convivência em Universidades.
A banca híbrida que avaliou o memorial foi composta pelos professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Beatriz Ribeiro Soares e William Rodrigues Ferreira pela docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eliane Maria Foleto.
Roberto Castanho é graduado em Geografia e mestre em Engenharia Agrícola pela UFSM, com parte realizada na Università Degli Studi di Udine, em Udine, na Itália, Além disso, ele é doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, instituição onde atuou como docente durante grande parte da carreira.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, Castanho trabalhou em especial com as áreas de geotecnologias, cartografia e educação ambiental, com destaque para o desenvolvimento de atividades em laboratórios e viagens de campo. Em 2013, ele também fez um estágio de pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA), em Ciências Humanas e Sociais.
Castanho chegou na Unipampa em 2021 e desde então se engajou em diferentes projetos e iniciativas. Ele foi o responsável pela criação do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia Socioambiental (Lepetracs) e do programa de extensão da Horta Comunitária do Campus São Borja.
Durante a banca, Roberto Castanho se emocionou e destacou o longo tempo dedicado a diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ainda sobre sua trajetória, ele se disse satisfeito, em especial, pela contribuição na formação de discentes e agradeceu o apoio de todos em sua caminhada. “Poder explanar um pouco da minha vida acadêmica em universidades federais, e a possibilidade das experiências vivenciadas no exterior, foi inesquecível”, complementou o docente.
O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, comentou sobre a importância da banca para valorizar o trabalho do docente e também da instituição. Rhoden também salientou o momento histórico para o campus.
Texto e fotos: Micael Olegário

Smiley face