Missa Crioula no Centro Nativista Boitatá

Ontem registramos um momento ímpar no CN Boitatá, foi realizada uma “Missa Crioula” em comemoração ao ano do Cinquentenário da entidade. Uma celebração “regada” a muita emoção, reflexão e amor a nossa cultura e ao nosso tradicionalismo gaúcho.
A “Missa Crioula” é uma missa católica adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de Missa Crioula.
Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, um dos símbolos mais importantes da missa são os lenços entrelaçados na cruz, o lenço vermelho que representa os Maragatos e o lenço branco que representa os Ximangos.
A Missa crioula teve sua origem em 1967, quando os padres gaúchos Paulo Aripe e Amadeu Gomes Canelas solicitaram autorização ao então Bispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherrer e ao Vaticano, cujo Papa era Paulo VI, para a celebração de uma Missa Crioula com cantos, preces e orações próprias, com rima bastante acentuada na linguagem e oração litúrgica.
Parabéns aos envolvidos, tudo muito lindo e emocionante.
Vida longa ao CN Boitatá !!!!

Smiley face