A Secretaria Municipal de Saúde de São Borja, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu um treinamento para a equipe da prefeitura de Santo Tomé sobre o Levantamento de Índice Rápido (LIRA).
O treinamento teve como objetivo apresentar as ações realizadas através do LIRA em São Borja, ferramenta importante para a detecção da infestação do mosquito Aedes aegypti e no combate à dengue. A integração entre os municípios fronteiriços de São Borja e Santo Tomé, reforça a importância de fortalecer as ações de vigilância e prevenção, garantindo uma resposta mais eficaz às ameaças de possíveis surtos da doença.
A atividade contou com a participação de diversos profissionais, incluindo o médico veterinário Oscar de Souza, o coordenador Silvio Deolinda Osório, o motorista Victor Lopez e o técnico de informática Felipe Souza Lopes, todos da prefeitura de Santo Tomé.
Sabrina Loureiro, Secretária Municipal de São Borja, ressalta que “Trabalhar em conjunto é fundamental para proteger a saúde da população de ambos os lados da fronteira. O LIRA nos permite tomar decisões mais informadas e rápidas”.