A Câmara de Vereadores promove Sessão Especial alusiva ao “Outubro Rosa” e ao “Novembro Azul”

Nesta terça-feira (29), no mês que marca a data de combate e prevenção do câncer de mama, a Câmara de Vereadores de São Borja, realizou a Sessão Especial alusiva ao “Outubro Rosa” e ao “Novembro Azul”. A solenidade foi proposta pela Vereadora Lins Robalo (PT), de acordo com o requerimento de nº 125/2024 aprovado por unanimidade entre os parlamentares.
Compuseram a Mesa de Trabalhadores da sessão, o Presidente em exercício da Câmara, Vereador Marcelo Robalo (PRD), a Secretária de Saúde de São Borja, Sabrina Loureiro, que estava representando o prefeito Eduardo Bonotto, a proponente da Sessão Especial, Vereadora Lins Robalo e a Secretária de Desenvolvimento Social do município de Garruchos. Estiveram presentes também na solenidade, os vereadores Lindolfo Matheus Hardt (PP) e o Vereador Junior (PDT).
O Presidente em exercício da Câmara, vereador Marcelo Robalo, agradeceu a presença de todos e destacou que a Casa Legislativa está sempre à disposição para tratar assuntos de saúde e também para apoiar e trabalhar em conjunto com as Instituições de combate ao Câncer.
A cerimônia especial contou com a presença de painelistas, sendo eles: a Diretora Executiva do Instituto de Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), Rita Cunha, que compartilhou suas experiências e reforçou o papel das instituições na disseminação de informações a respeito do combate ao câncer e também a importância do diagnóstico precoce. “Até 2030, uma em cada dez mulheres terão câncer de mama”, explicou. “Com o diagnóstico avançado, o tratamento é mais agressivo, a mulher se debilita muito mais”, frisou a Diretora.
O médico oncologista do Hospital Ivan Goulart, Tiago Camícia, explicou sobre formas de prevenção contra diversos tipos de câncer e também sobre os fatores de risco acerca da doença. “Dos 40 aos 69 anos, é a doença que mais mata nessa faixa etária, então, estamos falando de uma doença que mata pessoas jovens”, disse. Além disso, Tiago destacou: “Quando falamos em prevenir morte por câncer, estamos falando de preservar anos a mais de vida de uma população que é economicamente saudável e ativa, onde o impacto social destas mortes é muito grande”, concluiu o médico.
A proponente da Sessão, vereadora Lins Robalo, destacou a importância da insistência na discussão de assuntos sobre saúde. “Como iremos, cada vez mais, andar de mãos dadas, juntos e juntas para diminuirmos os índices de câncer no nosso município”, afirmou. Evidenciou a relevância dos projetos disponibilizados pelo projeto IMAMA e também reafirmou questões de saúde e bem estar que estão relacionadas ao processo de luta contra a doença. Lins falou também sobre o valor do trabalho conjunto do município com os institutos.
Também estiveram presentes na solenidade, agentes de saúde do município, a senhora Eloá Bonotto, mãe do Prefeito Eduardo Bonotto, Julieta Jungton, coordenadora do Cras Paraboi e a enfermeira Gabriela Magalhães, coordenadora de saúde básica. Além da Equipe e Diretoria do Hospital Ivan Goulart, Maturidade Ativa do SESC, Mauro Perobelli, Diretor do SESC, participantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Enfermeira de Maçambará, Manoella Leal Malgarim.
Redação: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Câmara de Vereadores de São Borja
Telefone: (55) 3431-0171
WhatsApp: (55) 3431-0171
Endereço: R. Olinto Arami Silva, 1043 (2º Andar)

Smiley face