“Sopram ventos, desgarrados
Carregados de saudade
Vai um samba emparceirado
Com o chote da amizade.
É preciso dar a mão
Coração não vai negar
Tudo está no violão
Sua história a contar
Mociviu vem cantar
Pro povo relembrar ohhh
O Artista consagrado
São Borja vai sambar
Se arrepiar
Com Mário Bárbara e o seu legado”
Estivemos ontem registrando o Desfile da Escola de Samba Mociviu no carnaval de rua de São Borja.
A escola pisou na avenida com muita garra e vontade de cantar e homenagear Mário Barbará, poeta, cantor e compositor são-borjense, que entre tantas composições, teve como sua música de maior sucesso “Desgarrados”, escrita junto com Sérgio Napp e vencedora da 11ª Califórnia da Canção Nativa de 1981, em Uruguaiana.
Outras canções memoráveis de Barbará são “Roda Canto”, “Campesina”, “Era Uma Vez”, “Colorada”, “Querência Maior”, “Portas do Sonho”, “Mala de Garupa”, “Onde o cantor expõe as razões do seu canto”, “Retirante”, “Laços”, “Se eu me chamasse Lourenço”, “Velhas brancas”, “Xote da Amizade”, “Xote da ponte”, “Xotes do sul”, “Amanhã será setembro”, “Canto de clã”, “Gaúcho bronze”, “Inverno”, “Numa estação”, “Quando eu fui embora”, “Couro cru” e “Na Rodilha do Laço”.
Falecido em 2 de maio de 2018, aos 63 anos, no Hospital da Santa Casa de Porto Alegre, em decorrência de um câncer, Mário foi cantado em verso e prosa pela Mociviu neste carnaval de 2024.
A noite contou ainda com a participação do ARRASTÃO COLORIDO, bloco promovido e organizado pela ONG GIRASSOL que todo carnaval enche de cores, alegria e muita festa a avenida do samba.