Nesta semana, de 21 a 25 de outubro, está em andamento o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) em São Borja, ação que tem como intuito detectar a infestação do mosquito Aedes aegypti no município. A equipe da Vigilância Ambiental da 12ª Coordenadoria de Saúde de Santo Ângelo, composta por Thomas Rosa Menegazzi e Édison Costa da Silva, esteve na cidade para treinar os funcionários municipais na instalação de armadilhas chamadas Ovitrampas, um novo método de monitoramento da fêmea do mosquito.
Foram instaladas 150 Ovitrampas em áreas com maior histórico de casos de Dengue e onde ocorreram óbitos, visando identificar e combater a proliferação do mosquito. Os treinamentos e a instalação das armadilhas são parte de um esforço coordenado para melhorar a vigilância e o controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A Secretária de Saúde Sabrina Loureiro, ressalta que “A iniciativa é fundamental para proteger a saúde da população e reduzir a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito”.
Já a Médica Veterinária da Vigilância em Saúde de São Borja, Janaína Leivas, salienta que “O LIRA é uma ferramenta importante que ajuda na elaboração de estratégias de combate e prevenção, promovendo um ambiente seguro para a população”.